ateliê américas
Propõe uma imersão crítica na produção arquitetônica de um país latino-americano, que varia a cada semestre. A partir do estudo de obras, contextos urbanos e sistemas construtivos característicos daquele território, os estudantes desenvolvem propostas projetuais que dialogam com as especificidades culturais, sociais e ambientais analisadas. A disciplina busca ampliar o repertório dos alunos ao conectar arquitetura e território em escala latino-americana, incentivando abordagens sensíveis e contextualizadas.
Após a realização da disciplina, o estudante deverá ser capaz de: projetar um edifício vertical com sistemas construtivos modulares; projetar tipologias variadas a partir do sistema; representar corretamente as intervenções projetadas em nível de estudo preliminar; elaborar modelo ou maquete física, demonstrando a viabilidade das soluções arquitetônicas e construtivas; e produzir exposição dos trabalhos.
A disciplina se estrutura em 3 etapas:
Etapa 1: estudo e modelagem de obras do arquiteto estudado;
Etapa 2: elaboração de exercício criativo coletivo – sistema construtivo modular;
Etapa 3: desenvolvimento de aplicação do sistema em contexto específico e elaboração de exposição com o conjunto dos trabalhos desenvolvidos.
São desenvolvidas nas etapas atividades de análise e modelamento tridimensional de uma edificação ou projeto exemplar; o estudo de interações espaciais e funcionais entre espaços servidos e de serviço; o estudo de variações tipológicas e/ou construtivas; o estudo de racionalização construtiva e estrutural; a leitura, modelagem – física e digital – e domínio gráfico do projeto; e a elaboração gráfica coletiva de uma publicação com os resultados da disciplina.
produtos finais



